TIME LINE

Daisypath Vacation tickers

terça-feira, 29 de junho de 2010

Reviravolta no processo/ Linhas tortas

Eu não queria escrever este post mas é necessário. Principamente porque o propósito desse blog é levar informações para quem está imigrando ou quer imigrar.

Bom, tudo começou na sexta-feira à noite, quando cheguei em casa e recebi uma carta do Consulado Canadense. Imediatamente liguei pro meu marido e fui abrindo o envelope com ele na linha. Empolgadíssima, fui traduzindo em português até que percebi que a carta não era motivo de comemoração e fui do êxtase ao desespero em segundos.

A carta dizia de forma bem resumida mais ou menos assim:
"No dia 07 de Dezembro de 2009 você foi informada que seu caso havia sido aprovado e que você teria 120 dias para nos enviar os documentos necessários, caso contrário seu processo seria encerrado. Como não recebemos este conteúdo, informamos por meio desta carta que seu processo foi finalizado. Esta decisão é definitiva. Seu cheque será reembolsado no período de 8 semanas. Atenciosamente, Consulado do Canadá"

É difícil descrever o que eu senti. É como se eu tivesse um objeto de valor inestimável nas mãos e de repente ele caiu no chão e se espatifou completamente. Tentei me acalmar. Entrei na internet. Eram 17:55h, portanto o Consulado já estava fechado. Peguei o telefone do escritório de Sydney. Caiu numa secretária, deixei recado. Pensei "Vou ligar pra Maria João". Pra quem não sabe a Maria João é uma moça que trabalhou no Consulado por 15 anos e agora abriu uma agência especializada em viajar ou imigrar para o Canadá. Liguei pra Maria João, que prontamente me atendeu, me ouviu e me direcionou. Ela me disse pra fazer um dossiê de todo o meu caso, porque eu havia enviado um email pro Consulado questionando a demora, e a funcionária me disse que não havia nada a fazer a não ser aguardar. Ou seja, ela poderai ter me dito "Realmente a demora é estranha, vou checar" Mas... enfim! Não saímos na sexta, no sábado, no domingo à noite fui dar uma "volta" pelos blogs e vi "Nova lista de NOCS". Entrei e surpresa! Meu NOC saiu da lista. Caso eu tenha que começar um novo processo como Skilled Worker, não poderei mais aplicar como professora universitária - uma porta se fechou. Eu poderia começar um novo processo até sexta, mas na sexta eu recebi a carta e só descobri tudo isso no domingo.

Seguindo os direcionamentos de Maria João, fomos ontem (segunda-feira) no Consulado, lá em São Paulo, levar nosso dossiê. Tudo em harmonia. Achamos o lugar sem dificuldades, não pegamos fila na portaria, a triagem nos mandou pra um guichê sem fila e em 5 minutos fomos atendidos. Vai e vem, vai e vem. Não teve jeito. "No estágio que está, é irreversível. Você terá que aplicar de novo, com outro NOC, ou em outro tipo de processo", nos disse a prestativa funcionária, que me garantiu "Quando a taxa é descontada em Skilled Workers, o retorno do escritório canadense leva no máximo um mês". Anotaram isso?

Saímos de lá e ligamos para a Maria João pra já agendarmos um encontro e ela nos orientar como podemos aplicar. Ela lamentou o nosso desfecho e encaminhou um email que traça um perfil dos aplicantes.

A tarde estávamos indo para a casa de um amigo assistir o jogo da Copa e eu marido disse "Não sei se quero começar de novo, aplicar de novo". Como ele é muito sábio, entendi que ele interpretou que todo esse problema pode ter sido um sinal para não irmos. Se todo o universo trabalha ao nosso favor, então por que não recebemos a carta ou email do Canadá? Já poderíamos estar embarcando, e em segundos tudo foi por água abaixo.

Então escrevo para dizer que só sei que nada sei. Neste momento não há nada definido. Sim, eu sonho com o Canadá, eu sonho em cantar no frio. Mas eu confio na sabedoria do meu marido e do universo e preciso analisar se não é para irmos ou somente se não era pra termos ido dessa forma, para Vancouver, como Skilled Workers.

De uma coisa eu tenho certeza. Nós nascemos pra ser felizes, plenos e prósperos. O melhor está por vir, e não tarda a chegar!

2 comentários:

  1. Amigaaaa,
    I'm sooooo sorry for you guys!!!
    Mas, tô pensando como o Rô, tem as linhas tortas, né? Qdo é pra ser, é! Nada impede e atrapalha!
    Não desista desse sonho!! Dou o amior apoio, e tô aqui, pra tudo!!!
    Te amo infinitamente!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga! O que tiver que ser vai ser, for sure!!! Não vou desistir!!!
    Essas coisas fazem parte.. é só pra dar mais emoção rsrsrs
    Te amo infinitamente!!
    Beijos

    ResponderExcluir