TIME LINE

Daisypath Vacation tickers

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Enviando pedido de documentos!

A saga de ter recebido a cartinha em algum dia de Novembro/2012 até hoje, véspera de postarmos os docs! (Falta a foto, que vamos tirar hoje à noite ou amanhã).

Meu Deus, quanta adrenalina quando meu marido entrou pela porta com uma cartinha parda, com uma mapple leaf desenhada. Abrimos e lemos (resumidamente) algo assim:

Prezada,
Estamos prontos para dar início ao seu processo como Self-Employed. (...)
Confira a lista de documentos para serem enviados até o dia 30/01/2013 (...)
Acesse o site CIC para ver quais são os formulários a serem preenchidos (...)
Assinado
Consulado.

A lista de documentos é algo que já esperávamos:
Certidões (nasc, casamento, antecendentes criminais estadual, nacional e jurídico), diplomas, extrato bancário dos últimos seis meses, IR dos últimos três anos, comprovação profissional (no meu caso como estou indo como jornalista, vamos tirar xerox de tudo que saiu com meu nome), comprovação de imóveis, enfim... nada muito anormal.

Os formulários são uma aventura porque como nosso processo começou há mais de dois anos, muita coisa mudou quando eles dizem "descreva o que tem feito nos últimos cinco anos", e não só por isso. São muitos detalhes, vários formulários e super aconselho que você vá fazendo aos poucos pra que seja algo prazeroso, senão, como é muita coisa, você vai cansando.

Comece pelo mais complicado - por exemplo, o Atestado de Antecedentes Criminais deve ser retirado no Poupa-Tempo com hora marcada. O nosso IELTS venceu (só vale por dois anos) e a primeira coisa que fizemos foi agendar (não tem data o tempo todo) e fizemos a última prova do ano, a única data disponível, dia 01/12 (foi por pouco!). Então acho que você pode começar correndo atrás (pela Internet) de como conseguir os documentos e quais são; e em seguida já vai retirando e guardando. Os extratos só podem ser retirados diretamente no banco... bom, no nosso caso, pelo menos, foi assim. Temos conta no Santander e Bradesco.

Tem um outro detalhe. Como a demora foi longa, em um determinado momento nós  deixamos de considerar o Canadá nossa prioridade, então em 2011 compramos uma casa e em 2012 trocamos o carro. Só depois veio a carta (claaaro rs). O resultado disso é que nossa poupança não tem R$40 mil, mas foi uma grata surpresa ver que nossos bens poderiam ser comprovados e considerados como valor que possuímos para levar ao Canadá - aliás, não deixa de ser verdade pois acho que quem resolve imigrar vende casa, carro, móveis, eletrônicos... Então acho que se for somar tudo temos até mais rsrs

Então é isso. Não sei quanto tempo demora pra eles responderem à partir do momento que receberem os documentos. Alguém sabe? Não conheço mais os time-lines porque quase todos os blogs que eu acompanhava quando iniciei já estão meio que abandonados pois as pessoas já moram no Canadá há um bom tempo rs

Só estamos eu e Family in Canada mais ou menos no mesmo estágio e agora acho que é torcer!

Se Deus quiser, teremos motivos para postar mais por aqui. Só não postamos todo esse tempo porque não havia o que dizer! :)

Dani

4 comentários:

  1. Wow!!!!! Que otima noticia!!! Adrenalina a mil, imagino!
    Olha, vê se precisa mesmo ir no "poupa tempo"...nós tiramos todos os antededentes pela Internet!
    Considere,talvez, deixar o apt/casa de vcs alugado ao invés de vender! Não é nada não é nada....já é uma graninha garantida entrando todo mes! Pelo menos num "primeiro momento" (2 anos e pouco) pode ser interessante....depois de alugar p alguem por 30 meses aí será o momento de avaliar de vale a pena vender p/ comprar algo no Canadá (o credito canadense estará melhor, etc...) Foi só uma sugestão....fiz um post sobre isso lá no Blog, se quiserem dêem um search por lá! ;)
    Muito sucesso para vcs!!!!!!! Tá quaaaaaase!
    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  2. Oi Dupla! Tudo bem? Sim, estamos a mil!!!
    Hoje terminamos tudo e vamos postar amanhã, nem acredito!
    Eu adorei a sua dica e vc tem toda razão!! Ai tem tanta coisa pra aprender, e não vejo a hora de aprender mesmo, na prática, lá em Vancouver rsrs
    Vou lá no seu blog!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniela, tudo bem?
    Estamos entrando com o mesmo processo e na mesma área.
    Gostaríamos de trocar umas idéias, você se importa? Meu email é nicehoff@hotmail.com.
    Agradeceria muito!
    Abraço e sucesso!! Que saia logo o visto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Janice desculpa fiquei tanto tempo sem entrar no blog! Vc ainda quer trocar ideias, será? rs Desculpa mesmo! Estou à disposição! Abraços!

      Excluir